Associação Espaço Sócio-Cultural Adorar Artes
Mostra de Artesanato
26 março (sábado)
Local
Largo do Mercado
*****************************
Mostra Artesanato
2 de abril (sábado)
Local
Largo do Mercado
*****************************
Nota: As Mostras estão sujeitas a confirmação
****************************
Em Breve mais Novidades
Destaque
A AESCA está de volta
Vamos retomar as nossas atividades no
Centro Comercial de Miratejo.
A nossa sede é na loja em frente do Auditório Municipal de Miratejo, onde estaremos a desenvolver as nossas atividades
e a dinamizar esse espaço municipal.
Participe na nossa festa de aniversário, dia 6 de outubro
e nas eleições, dia 9 de outubro, que se realizam no
Centro Comercial de Miratejo.
Daremos mais notícias, em breve
A AESCA promove,
-
Atividades de índole cultural, recreativa, formativa e ambiental ou outras, dirigidas a toda a população
Atelier de Moda
Este atelier a ser coordenado por António Fragoso pretende dar alguns conceitos básicos sobre desenho e confeção de vestuário, estilismo e passerelle.
Uma das participantes do atelier diz:
"Eu acho interessante como é possível expressar-mo-nos através da Moda, e de como ela é influenciada pela evolução e os acontecimentos do mundo. Eu gosto porque aprendo de forma descontraída com seriedade e empenho”.
Envolvendo teoria, criação, costura e desenho, o atelier de Moda, visa tratar de diversas áreas da moda.
Eis que é chegado o momento de aprender a.... customizar!
Atelier de Alfabetização
O Atelier de Alfabetização de Idosos “Querer Ler” visa contribuir para o estímulo à leitura bem como promover a alfabetização dos mais velhos.
É neste espírito que a Professora Guilhermina Leal, vem ensinar alguns idosos a aprender a ler e a escrever, até porque nunca é tarde para aprender!.
As aulas realizam-se semanalmente, terças das 15h 30/17h, e sextas das 11h às 12h 30m. No final do ano letivo os alunos farão uma prova de aferição de conhecimentos, com direito a Diploma.
Deixa-se algumas fotos reveladoras do ambiente saudável e de discência que se vivência neste atelier.
A alfabetização é um processo de apreensão do código escrito, que parte do que o aluno traz como experiência de vida.
As nossas alunas sabem da importância do seu trabalho e têm consciência de que para realizá-lo, não basta ter vontade de fazer, é preciso ter disposição para vencer.
Até porque nunca é tarde para Aprender!
Atelier de Fotografia
O atelier é coordenado por Inês Lima, e visa dar a conhecer as técnicas de fotografia.
Esta actividade destina-se a toda a comunidade educativa.
Os jovens que frequentam este atelier irão participar nas actividades a serem desenvolvidas no atelier de moda.
A fotografia é, simultaneamente, uma técnica e uma arte. É uma Técnica porque exige o conhecimento de um conjunto de procedimentos técnicos relacionados com a produção de fotografia e a utilização da máquina fotográfica. É uma arte porque tem um componente artístico que revela a sensibilidade de quem fotografa, as suas emoções e a sua forma de ver o mundo.
Aqui os alunos já vão metendo mãos há obra!
Atelier de Bijutaria
Este atelier coordenado por António Fragoso foi pensado como complemento ao atelier de moda e pretende ensinar a utilizar alguns materiais e técnicas para criar bijuteria, fomentando a criatividade.
Atelier de Canto “Os (Des)Afinados”
A professora Sara Bargiela propõe-se ensinar música, de forma lúdica, utilizando a voz como instrumento. Dirige-se a toda a comunidade, jovens e adultos.
Quem tem voz canta, mas nem todos tem o dom da música.
É preciso reconhecer que a voz é uma ferramenta poderosa. Usa-la bem e com atenção pode facilitar muito a trajetória de um cantor, ou de quem quer cantar melhor.
Além da vontade de se expressar através da voz, o profissional da interpretação precisa estudar, conhecer as técnicas e sempre buscar o melhoramento em suas apresentações. Mesmo quem já nasce com uma voz incrível, deve aprimorá-la de forma gradativa e continua.
Não há dúvidas que a prática leva à perfeição! E Os nossos alunos praticam... e muito!, pois a sua 1ª apresentação a público, está quase a acontecer!
Oficina de Expressão Criativa
Este oficina visa, o desenvolvimento do indivíduo aferido na sua totalidade, favorecendo, através de atividades lúdicas, o desenvolvimento de uma aprendizagem global (cognitiva, afetiva, sensorial, motora e estética).
Coordenada por Filomena Costa, pretende assim agir no sentido de desenvolver a autoestima, a tolerância, a criatividade e a imaginação dos sues participantes.
As oficinas criativas são um convite para se transformarem sentimentos e ideias em criações. A atitude criativa é por natureza provocante. Exige do Educador e dos Educandos um processo de agitação mental, que motive a busca da criatividade que está em cada pessoa.
O alunos que aqui vêem estão sem dúvida a expressar a sua criatividade, através de uma música que não se ouve a não ser nas suas cabeças!!!
Teatro
O Grupo de Teatro Almagesto – grupo com mais de 20 anos de atividade e méritos comprovados, sendo um dos grupos convidados, a participar anualmente no Festival de Teatro do Seixal, tem por objetivo difundir o gosto pelo teatro, através da formação/prática da expressão dramática e da apresentação de espetáculos.
O grupo ensaia duas vezes por semana, ao longo do ano, nas instalações da Escola Básica de Vale de Milhaços.
A versão renovada de “Aonde Vais Liberdade...?” correu muito bem, apesar da tempestade que desabou no sábado afastando algumas pessoas que doutra forma estariam presentes.
Na sexta-feira o palco da Escola Básica de Vale de Milhaços, permitiu centralizar a representação num espaço elevado visível mesmo por quem estava lá mesmo atrás, uma vez que aquela sala foi pequena para o público, muito dele anónimo, que esteve presente.
Por outro lado, no sábado, o auditório José Queluz em Corroios, com uma acústica mais favorável, e com as luzes deu outro brilho à representação. Os cravos (feitos e oferecidos por alunos da APEDV) foram outra nota de cor e de originalidade e um pequeno e alusivo mimo que muito agradou a quem recebeu.
A leitura do texto feita pela Catarina e Inês Ferreira, com o cravo vermelho num dos cantos, ajudaram a sublinhar as palavras fortes que disseram.
Um dos comentários de quem assistiu foi, e passo a transcrever:
“Enfim, o espetáculo valeu pela mensagem transmitida, pelo meritório desempenho de todos os participantes, técnicos, músicos, até a voz off que se ouviu.. enfim foi a “prova provada” que quando as vontades se conjugam as coisas acontecem!.
O Almagesto e todos os que colaboraram neste salto no tempo, de há 41 anos atrás até agora, estão de parabéns!.”
Também eu como encenadora agradeço à Escola Básica de Vale de Milhaços e Junta de Freguesia de Corroios, que se disponibilizaram desde a primeira hora da AESCA, a colaborar nos nossos projetos, mas perdoem que dê um enorme OBRIGADA DE CORAÇÃO, aos “meus grandes atores” do ALMAGESTO, às minhas duas dançarinas exclusivas, aos meus quatro músicos sublimes, ao meu super técnico de som, ao meu simpático técnico de luz, desta vez tendo a ajuda preciosa do srº Carlos Guerreiro, à sra. Maria José que sempre foi adoçando a boca ao INESTIMÁVEL PÚBLICO presente, a todos vós...BEM HAJAM!